24 agosto, 2011

Many Eyes - Fernanda Viegas




Ano passado assisti a um vídeo de 2009 que, a princípio, me deixou curiosa e surpresa. A palestrante passava grande segurança ao falar sobre a necessidade de filtrarmos toda a informação que nos é bombardeada nos últimos tempos, a forma de aproveitamento dos dados, resultados de boas pesquisas, e que são de fato disponíveis na rede. Porém aonde essa tal de Fernanda Viégas queria chegar? Quem era essa mulher? Quando ela começa a relacionar a tecnologia e o design com obtenção de informações eu parei e prestei mais atenção do que nos minutos anteriores. 
Realmente estamos afogados nesse mundo informativo, saturado 

de informações, acontecimentos e possibilidades. No entanto, não sabemos reagir, limpar as informações, classificar o que é útil de tudo que nos é fornecido. E a sugestão brilhante que o design, associado ao estudo  e pesquisa pode proporcionar, pregou meus olhos na tela. O desenvolvimento de infográficos, a fim de tornar a abundância de informações acessível, a partir de interpretações visuais, "democratizar e compartilhar o conhecimento e a informação", como diz Fernanda. 

A lógica é simples. Crianças preferem desenhos animados pelo atrativo da fácil compreensão. Mapas para localização, "Uma imagem diz mais que mil palavras" e "Quer que eu desenhe?" são um cotidiano que revela o caráter explicativo de desenhos e esquemas, característica que passa desapercebido pela maioria. Não é a toa que os infográficos maravilhosos da revista Galileu me chamam tanta atenção. 

Gráfico representando o consumo de diferentes produtos da Apple, de 2006 à 2011. É fácil compreender a estabilidade do consumo do iPod, o venda crescente do iPhone e o boom do iPad, criado em 2010. 



"É muito bom termos essas informações disponíveis on line, mas temos que ter algum tipo de tradutor para lidarmos com essas informações em escala humana. E um desses 'tradutores' que podemos usar é essa tecnologia chamada de visualização de dados, que pega esse mar de números e transforma, pinta uma imagem, que te permite entender…"

O site desenvolvido pela pesquisadora é gratuito: www-958.ibm.com
Além do aprendizado com as informações prontas disponíveis, é possível criar suas próprias visualizações com os seus dados. Debates sobre as tais imagens oficiais são apresentadas na parte mais inferior da página pelos comentários de quem tiver interesse.




















Nenhum comentário: